Maternidade é se redescobrir, desenhar um novo livro da vida.
Yoga é viver esse novo livro com lucidez.
PAZ e LUZ!
Vivi

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Trabalho de parto é movimento




Tudo no Universo está em movimento, a vida se movimenta constantemente; em nós um bom volume de sangue percorre nossas veias sem cesar, assim como a respiração pulsa o ar a todo momento. O parir não poderia ser diferente.

Trabalho de parto é movimento, uma reconexão consigo, com a força contida em nosso quadris, uma força que cria espaço para o novo surgir, para o bebê nascer, para a vida fluir.

Para que a abertura aconteça, percebi através de minha experiência, que o movimento corporal é fundamental, um movimento que traga relaxamento, soltura. Não há regras em relação a isso, o melhor é o que a mulher deixa acontecer. Fechar os olhos e se entregar, como uma dança, um rebolado, um agachamento, tudo vale nesse encontro consigo. E de fato não importa o local.

Vivenciei mais de uma hora de contrações na recepção da maternidade, pois estava esperando para fazer um exame, que diria se estava na hora de ficar para dar a Luz. Na recepção mesmo me entreguei aos movimentos que sentia vontade de fazer. Rebolei, agachei, andei, fiz tudo que de alguma forma me aliviava, enquanto as contrações “pegavam” com força. Não conseguia ficar sentada nem um minuto, era uma tortura para mim ficar parada quando as contrações vinham. Acredito que essa forma de agir me ajudou muito, pois meu trabalho de parto foi rápido* e consegui me manter tranquila e serena durante a evolução das dilatações.

Andava e dizia pra mim mesma, relaxa, se solta. Respirava fundo e soltava os ombros, a cabeça. Bebi muita água e também vi a lojinha para bebês da maternidade. Fui para o portão de entrada e observei as árvores, as pessoas que passavam, as mães que saiam com seus pequenos nos braços. E aproveitava o intervalo entre as contrações para pedir a Gaya, Mãe Terra, muita força e conexão para viver esse lindo e desafiante momento.

Quando tive a oportunidade também me lembrei de minha avó, que deu a Luz a 9 filhos, todos de forma natural e ganhei força ao lembrar que agora era a minha vez de dar continuidade a família, a força estava comigo, o momento era meu. Eu era o papel principal, e tinha tudo que precisava para que a peça ocorresse lindamente.

É interessante que a mente sempre tão agitada não encontrou lugar para devaneios, permaneci mais no presente, no “aqui e agora” durante todo o trabalho de parto, que se iniciou quando as contrações entraram em ritmo, mantendo sempre um mesmo padrão de duração e intervalo, um mesmo movimento.



*Meu trabalho de parto durou aproximadamente 6:30h, sendo que em 5 horas já estava com dilatação total. É considerado um parto rápido, uma vez que há vários casos de trabalho de parto de 12h ou até 24h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário